terça-feira, 30 de março de 2010

O SURGIMENTO DO POVO KALUNGA


E são os bandeirantes e os quilombos que nos fazem chegar mais perto da origem do povo Kalunga. Porque o território Kalunga no começo também foi um quilombo, que surgiu na época em que os bandeirantes paulistas chegaram até as terras de Goiás. Foi no final do século XVII e começo do século XVIII que os bandeirantes finalmente conseguiram realizar o sonho de encontrar ouro nas terras do interior do Brasil. O ouro que buscavam existia, sim, e em tal quantidade que as terras onde foi descoberto passaram a ser chamadas de Minas Gerais. A febre do ouro tomou conta de todo mundo. Como nas terras da América controladas pela Espanha, também no Brasil agora era possível enriquecer, muito e depressa. Tanto assim que quase metade da população de Portugal se mudou para as Minas Gerais. E então ali começaram a crescer rapidamente arraiais e vilas que logo se transformaram em cidades, com muitos sobrados e igrejas. Um desses arraiais onde mais se encontrava ouro passou a ser tão importante que logo foi chamado de Vila Rica e é hoje a cidade de Ouro Preto. E é claro que onde havia tanta riqueza a explorar também eram precisos muitos escravos. Como no tempo da cana-de-açúcar, também agora os escravos que faziam todo o trabalho da mineração. Dia e noite cavavam as beiras dos rios e ribeirões, com os pés e as pernas dentro da água, tirando o cascalho misturado com as preciosas pepitas de ouro que era preciso separar. Muitos outros viviam a maior parte do tempo na escuridão, trabalhando nas minas que precisavam cavar cada vez mais fundo, para tirar o ouro de dentro da terra. E ainda se encarregavam de todos os demais trabalhos que era preciso fazer nas cidades, exercendo todo tipo de ofício. As mais belas igrejas que existem nas cidades de Minas Gerais foram construídas com o trabalho dos escravos. E o mais importante escultor do Brasil, que vivia em Vila Rica nessa época e era conhecido como Aleijadinho, foi um mestiço, filho de uma negra e de um mestre de obras português. Mas a ambição dos bandeirantes não se contentava com as riquezas das Minas Gerais. Se ali havia tanto ouro, não haveria ainda muito mais, por aquelas outras terras do sertão?
Foi assim que, subindo e descendo serras, entrando por dentro do mato, avançando pelo cerrado, em 1722, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, juntamente com João Leite da Silva Ortiz, chegou àquelas terras que iriam ser chamadas de "minas dos Goiases". Este era o nome de um povo indígena que vivia naquela região, onde havia muito ouro. Foi a partir de então que ali começou a exploração das minas. Atrás do ouro tinham vindo os bandeirantes e atrás deles viriam os mineradores com seus escravos. É aqui que começa de verdade a história do povo Kalunga.

Um comentário:

  1. Parabéns pelas matérias sobre Kalunga, mas como Angolano Bacharel em Teologia e Mestrando em Missiologia quero aqui deixar a minha contribuição informamdo que Kalunga é uma palavra da Língua Kimbundo do sul de Angola e da Capital Luanda (minha língua paterna e da cidade aonde nasci)que realmente quer dizer muitas das coisas aqui descrita, mas não existe povo em Angola denominado Kalunga, no entanto afirmo que a palavra Kalunga veio com os escravos Angolanos trazidos pelos portugueses, se quiserem saber mais é só contactarem qualquer Angolano aqui no Brasil que fala Kimbumdo que vos ajudará muito.

    Atenciosamente.
    Missionário Angolano no Brasil.
    Honorato de Jesus Sabi Miguel.

    ResponderExcluir