terça-feira, 30 de março de 2010

MAS POR QUE ELES SE CHAMAM KALUNGA?


Assim, com k, Kalunga m foi como passaram a ser chamados todos os moradores daquele território, depois que se descobriu, não muitos anos atrás, que eles tinham uma mesma história comum, como iremos contar mais adiante. Mas, escrito com c, calunga é uma palavra de muitos sentidos, que se incorporou à língua do povo brasileiro. Quer dizer coisa pequena e insignificante, como o ratinho camundongo que no Nordeste do Brasil se chama calunga ou então catita. E quer dizer também pessoa ilustre, importante. E também é o nome que se dá à boneca que sai nos cortejos dos reis negros dos Maracatus de Pernambuco.
E ainda significa a morte, o inferno, o oceano, o senhor, conforme se diz nos livros. Mas, na terra do povo Kalunga, calunga é mesmo o nome de uma plantinha (simaba ferruginea) e do lugar onde ela cresce, perto de um córrego que também tem esse mesmo nome.
Tudo isso parece estranho ou muito confuso? Pois não é, não. A gente costuma pensar que as palavras são só os nomes das coisas, mas esquece que elas circulam entre as pessoas. E, conforme vai passando o tempo, as palavras vão ficando carregadas de muitos significados que estão nas ideias das pessoas.
Kalunga é uma palavra comum entre muitos povos africanos e foi com eles que ela veio para o Brasil. Era normal por isso que os próprios africanos fossem chamados assim, calungas. Este era apenas um outro modo de dizer negros.
E como os colonizadores portugueses consideravam todos os negros inferiores, é fácil entender por que a palavra calunga, nome que eles davam aos negros, passou a querer dizer também coisa pequena e insignificante, como o camundongo catita do Nordeste.
Mas, quando se pensa no sentido da palavra kalunga para os próprios africanos, tudo se inverte. Entre os povos chamados congo ou angola, por exemplo, que foram dos primeiros a serem trazidos para o Brasil como escravos, kalunga era uma palavra ligada às suas crenças religiosas.
Ela se referia ao mundo dos ancestrais. eles acreditavam que as pessoas deviam prestar culto aos seus antepassados, porque era deles que vinha a sua força. Para eles, o mundo era representado como uma grande roda cortada ao meio e em cada metade havia uma grande montanha.
Numa metade da roda, o pico da montanha ficava virado para cima. Mas na outra metade a montanha estava invertida, de cabeça para baixo. De um lado da roda, a montanha de cima representava o mundo dos vivos. De outro, a montanha de ponta cabeça representava o mundo dos mortos, terra dos ancestrais.
As duas montanhas eram separadas por um grande rio que eles chamavam de kalunga. Por isso, para eles, kalunga era o nome desse lugar de passagem, por onde os homens podiam entrar em contato com a força de seus antepassados. Já se vê assim que, se os africanos associavam a palavra kalunga à morte e ao mundo dos mortos, era de um jeito muito diferente do nosso.
Para nós, hoje em dia, o cemitério, morada dos mortos, é um lugar triste e assustador. Para eles, kalunga era o que tornava uma pessoa ilustre e importante, porque mostrava que ela tinha incorporado em sua vida a força de seus antepassados. Era assim que agiam os reis, que só governavam enquanto eram capazes de manter seu povo unido em torno dessa força comum dos antepassados.
Por isso, no cortejo dos reis e rainhas dos Maracatus, sempre foi obrigatória a presença da boneca que chamam calunga.
Ela é um símbolo da realeza africana e do poder dos ancestrais. Muitos anos foram aprisionados e trazidos para o Brasil como escravos, atravessando um grande rio, calunga grande, o mar oceano. Então, para eles, a morte passou a ter outro sentido. A morte era um sentimento. O sentimento que os escravos traziam na alma, depois de terem perdido sua liberdade.

7 comentários:

  1. Parabéns pelas matérias sobre Kalunga, mas como Angolano Bacharel em Teologia e Mestrando em Missiologia quero aqui deixar a minha contribuição informamdo que Kalunga é uma palavra da Língua Kimbundo do sul de Angola e da Capital Luanda (minha língua paterna e da cidade aonde nasci)que realmente quer dizer muitas das coisas aqui descrita, mas não existe povo em Angola denominado Kalunga, no entanto afirmo que a palavra Kalunga veio com os escravos Angolanos trazidos pelos portugueses, Portanto já que não sabiam o que significava Kalunga quando eles falavam então crio-se outros significados pelos brancos, índios, se quiserem saber mais é só contactarem qualquer Angolano aqui no Brasil que fala Kimbumdo que vos ajudará muito.

    Atenciosamente.
    Missionário Angolano no Brasil.
    Honorato de Jesus Sabi Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Pode até não ter o sentido semântico que outros querem achar. Porém traz um significado e explicação histórico-sentimental dos nossos irmãos africanos e seus descendentes. Gostei de sua visão do tema e como o trabalhou. Voltarei aqui para ver mais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela dissertação acima, esclarece de forma pura e direta sobre seu significado. Realmente a origem da palavra tem a ver com a mitologia desse povo muito ante da intervenção cristã e/ou branca que apesar da violência não destruiu a alma desse povo.

    ResponderExcluir
  4. Yo me Apellido Kalungo y vivo en España; para mí esto es bastante interesante así que muchas gracias

    ResponderExcluir