terça-feira, 30 de março de 2010

A HISTÓRIA DO POVO KALUNGA


O povo Kalunga é uma comunidade de negros originalmente formados por descendentes de escravos que fugiram do cativeiro e organizaram um quilombo, há muito tempo atrás, num dos lugares mais bonitos do Brasil, a região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. Toda a área que eles ocupam foi reconhecida oficialmente em 1991 pelo governo do Estado de Goiás como Sítio
Histórico que abriga o Património Cultural Kalunga, parte essencial do património histórico e cultural brasileiro.
Esta história começa lá longe no tempo, há mais de duzentos anos. Foi quando o território que é hoje o Estado de Goiás começou a ser conquistado pelos colonizadores portugueses. Aquele era um tempo dominado pela febre do ouro e os escravos sofriam muito no cativeiro. Mas para entender como tudo isso aconteceu, nós temos que voltar ainda mais para trás na história, para os tempos do começo da história do Brasil.

7 comentários:

  1. vlw karalhooooo!peguei o conteudo p/ fazer um trabalho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas matérias sobre Kalunga, mas como Angolano Bacharel em Teologia e Mestrando em Missiologia quero aqui deixar a minha contribuição informamdo que Kalunga é uma palavra da Língua Kimbundo do sul de Angola e da Capital Luanda (minha língua paterna e da cidade aonde nasci)que realmente quer dizer muitas das coisas aqui descrita, mas não existe povo em Angola denominado Kalunga, se quiserem saber mais é só contactarem qualquer Angolano aqui no Brasil que fala Kimbumdo que vos ajudará muito.

    Atenciosamente.
    Missionário Angolano no Brasil.
    Honorato de Jesus Sabi Miguel.

    ResponderExcluir
  3. Missionário Angolano, faça contato comigo, sou mestrando em missiologia e preciso de informações sobre os kalungas, pablomonteiro1985@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente. comecei a ler , mas as informações são vagas .

    A história do povo Kalunga é recheada o bastante para se escrever um Belo livro da história do Brasil.
    Na chapada dos veadeiros há sim kilombos herdados dos escravos marcados que lutaram contra os capitães do mato e contra seus feitores.
    Quer realmente conhecer a história vá ao engenho 2 , localizado na cidade de Cavalcante-Go á 330 km de Brasília, um lugar repleto de história e de realidade do povo negro desse país.
    Há descendentes e há ainda quem viveu tempos difíceis na época das fugas .
    Muitos se foram mas a história de lá é presente na região.

    ResponderExcluir